Entradas populares

Pessoas com depressão são mais propensas ao diabetes, e os diabéticos são mais propensos a desenvolver a depressão

A depressão pode aumentar os riscos de complicações avançadas e graves do diabetes - incluindo insuficiência renal, cegueira (microvasculares) e até infarto e derrame (macrovasculares) -, segundo estudo publicado esta semana na revista médica Diabetes Care. Entre os voluntários com diabetes tipo 2, a depressão maior foi associada com 36% maior risco de desenvolver complicações microvasculares e 25% mais chances de ter os problemas macrovasculares da doença, comparados aos diabéticos sem depressão.

O estudo avaliou, no período entre 2000 e 2002, e entre 2005 e 2007, mais de 4,6 mil pacientes com diabetes, revisando registros médicos, códigos diagnósticos e procedimentais, lista de medicamentos prescritos e atestados de óbito em um período de cinco anos em média. E mesmo entre aqueles pacientes sem indicação prévia de complicações, os pesquisadores observaram que a depressão aumentava as chances de ter esses problemas.

De acordo com os especialistas, pessoas com depressão são mais propensas ao diabetes, e os diabéticos também são mais propensos a desenvolver a depressão. Por isso, os pesquisadores defendem que o tratamento de uma dessas doenças pode reduzir as chances de comorbidades e melhorar os resultados em relação à outra condição. Porém mais estudos são necessários para esclarecer os mecanismos biológicos adjacentes para a associação entre a depressão e as complicações do diabetes, e para testar intervenções que podem ser eficazes em reduzir os riscos de complicações nesses pacientes.



GAZETAWEB.COM